
Castas Tintas
Malbec
É a casta tinta mais representativa da Argentina, nativa do sudoeste de França, daptou-se muito bem ao clima mais quente da América Latina. Amplamente cultivada no país, encontra a maior parte das suas parcelas numa região de grande altitude - Mendonza. Os seus vinhos apresentam geralmente cor profunda, muito corpo, níveis altos de taninos e sabores de fruta negra.
Petit Syrah
Nasce do cruzamento entre a casta Syrah com a casta Peloursin, também conhecida por Durif, nome do criador e botânico francês François Durif. Produz vinhos, de cor profunda, com níveis altos de taninos, aromas de frutos negros silvestres, noz moscada e cravinho.
Petit Verdot
Nascida em Bordéus, é uma das 6 castas tintas permitidas nessa região. Mesmo quando utilizada em pequenas quantidas num corte, é suficientemente poderosa para "revolucionar" o corte, acrescentado tanino, cor e aromas florais e de frutos silvestres maduros, como mirtilos, amoras, algum couro e balsâmicos.
Sousão
Conhecida na região dos vinhos verdes como Vinhão, pensa-se que será oriunda dessa região e terá sido levada para a região do Douro, onde é conhecida por Sousão. Possui uma capacidade extraordinária em libertar cor pelo que, produz vinhos mais carregados de cor intensa. Outra das característica da casta consiste em fornecer frescura aos cortes destinados ao envelhecimento em garrafa.
Tannat
Originária de Maridan no sudoeste de França, muito rica em taninos, produz vinhos de cor profunda, volumosos com sabores de fruta vermelha e preta. Trata-se de uma casta geralmete utilizada em cortes com outras castas locais. Quando estagiada em madeira origina sabores de baunilha, coco, chocolate.