
Castas Brancas
Alvarinho
Casta branca originária das Rias Baixas, no canto noroeste de Espanha, Galiza. Esta variedade tem experimentado um aumento de popularidade para além do Minho. Surge em diferentes regiões de Portugal e também no resto do mundo. Encontra-se em regiões mais frescas, perto do mar, o que explica os seus aromas salgados. Um Alvarinho típico tem pouco corpo e taninos, acidez alta e um nível médio-baixo de álcool e açúcar, Espanha e Portugal são os países onde se encontra mais plantado tendo também uma pequena presença nos Estados Unidos da América do Norte, Argentina. Chile, Brasil e Uruguai. Combina muito bem com peixes e carnes leves acompanhadas de ervas aromáticas frescas.
Antão Vaz
É a principal casta branca do Alentejo. Muito tardia na maturação, pode conter muita acidez na vinha. É pelo seu corpo que ela é conhecida, rústica mas bem adaptada ao clima quente e soalheiro da grande planície, consistente e produtiva.
Arinto
Esta casta também conhecida como Perdenã na região dos vinhos verdes, Chapeludo, Pé de Perdiz, Azal Espanhol ou simplesmente Branco Espanhol, é uma casta branca de forte perfil mineral. Trata-se de uma variedade autóctone de Portugal que produz vinhos excepcionais, com boa capacidade de envelhecimento, que com o tempo podem revelar aormas a cera de abelhas e nozes. De corpo magro, taninos e açúcar baixo, acidez elevada e níveis de ´´álcool médio, combina muito bem com pratos de peixe mais sofisticados, incluindo bacalhau, devido à sua acidez alta e aroma de raspa de limão. Em Portugal estima-se que estejam plantados cerca de 4446 hectares nas regiões dos Vinhos Verdes, Alentejo, Tejo e Lisboa.
Chardonnay
Variedade branca valorizada por produzir vinhos de excelente qualidade em climas frescos, moderados e moderadamente quentes. Produz uma ampla gama de vinhos brancos secos desde os mais económicos até vinhos de qualidade superior que podem evoluir durante anos na garrafa. Poucos taninos e açúcar, acidez e corpo médio, álcool algo elevado, harmoniza bem com sabores e especiarias subtis. Muto popular na Borgonha e Estados Unidos da América do Norte, está amplamene plantado por todo o mundo ocupando uma área estimada de 196.117 hectares.
Encruzado
Originário da região do Dão, esta é uma variedade branca que os produtores adoram pois é muito produtiva e regular, resistente às doenças e ao stress hídrico. Produz vinhos estruturados com notas aromáticas herbáceas e sabores de fruta de caroço e tropical. A casta destaca-se pela enorme capacidade de envelhecimento.






























