Enólogos

Breves Notas sobre os enólogos dos nossos vinhos...

Jaime Quendera é um enólogo cujo trabalho tem sido reconhecido através de
vários prémios nacionais e internacionais. Entre eles o obtido para o melhor
vinho tinto no concurso "Vinalies de Paris 2008", entre mais de 3000
referências de 30 países. Consultor e responsável pelo sector de enologia de
várias casas produtoras nacionais, como a Casa...

Natural de Portalegre descende de uma família ligada à terra por parte dos avós paternos.

Jorge Alves nasceu em 1973 em Mirandela. É licenciado em Agronomia pelo Instituto Politécnico de Bragança e tem uma Pós-Graduação em Enologia pela Escola Superior de Biotecnologia, no Porto. Iniciou a sua carreira no Douro, na Adega Cooperativa de Alijó, passando pelas Caves Transmontanas e pela Quinta do Tedo.

Licenciou-se em Engenharia Agroalimentar em 1994 e em Enologia em 1999 na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Desde 1994 é Enólogo/Enólogo com vários produtores nacionais, incluindo Sogrape, Quinta da Perdiz, Quinta de Vila Maior entre outros. Atualmente, atua como Enólogo Consultor de várias adegas do Douro. Francisco Baptista é, desde...

Licenciado em enologia no ano de 1993, é um participante ativo da Câmara de Provadores da CVR Távora Varosa desde 2000. No seu curriculum vitae estão mencionadas intervenções na enologia da Adega Cooperativa de Lamego e Castelinho Vinhos. É enólogo residente de Best of Douro desde 2010 e consultor da Quinta da Chimorra, Winecom e Quinta do Judeu.

Localizada a apenas dois quilómetros da lendária Ponte de Cavez, referida na obra de Camilo Castelo Branco, a Casa do Valle estende-se pelas encostas do rio Tâmega. Foi precisamente ali que Luís Botelho Cameira em conjunto com 14 primos passariam as sua férias em criança ajudando o avô, "pessoa de forte personalidade", na vindima da época. Formado...

Enólogo com 20 vindimas de percurso. Natural de Lisboa mas com raízes minhotas, é um apaixonado por vinhos brancos que sempre se desenvolveu por este prisma inovador, procurando sempre o carisma naquilo que faz.

Licenciada em Engenharia Biotecnológica, Maria João é uma jovem empreendedora que se assume como responsável, com uma boa dose de altruísmo, dentro da adega.

Alexandra Mendes é a actual Presidente da Associação Portuguesa de Enologia e Viticultura. Formada pela Escola Superior Agrária de Santarém.

A equipe da Jean Michel Cazes Selection é liderada por Daniel Llose, o veterano diretor técnico do Château Lynch-Bages e de todas as propriedades pertencentes à família Cazes.