Carrinho
0
0,00 €
Casta tinta autóctone, é cultivada em todo o país com especial incidência no Douro e Trás-os-Montes e ainda nas zonas mais quentes das Beiras, Lisboa, Tejo, Península de Setúbal, Alentejano e Algarve..
As designações da casta variam com as regiões de cultivo: Trincadeira Preta no Alentejo e Ribatejo, Tinta Amarela no Douro e Trás-os-Montes, Mortágua em Torres Vedras e Alenquer, Preto Martinho na Arruda dos Vinhos e Bucelas, Espadeiro ou Murteira na Península de Setúbal, Crato Preto no Algarve e Castiço em Aveiras de Cima.
É uma casta de bago pequeno/médio e uniforme, de forma arredondada e de cor preta-azulada.
Segundo alguns autores, a qualidade dos vinhos depende muito das condições climáticas e do estado sanitário das uvas na chegada à adega, mas no geral, os vinhos jovens apresentam uma cor granada intensa e no aroma são perceptíveis algumas notas de alguma ameixa passa; predominando um aroma herbáceo associado a especiarias e alguma pimenta, com a evolução podem encontrar-se aromas de compotas e uma grande complexidade e finura; na boca, os vinhos são geralmente macios e com algum acídulo, mostrando notas semelhantes ao aroma. No geral, apresentam boa aptidão para envelhecimento e em particular para o envelhecimento em madeira