
Glossário
Todos os termos e definições que encontra nas fichas técnicas dos nossos produtores são aqui explicados e traduzidos para que se torne num verdadeiro "expert" !
Batonnage
Método utilizado para "agitar" o vinho através de um instrumento tipo "vara", para colocar na superfície as borras que se depositam no fundo das barricas. Normalmente é feita após fermentação alcoólica e tem como objectivo aumentar corpo e aroma do vinho.
Curtimenta clássica
Após recepção das uvas e desengace este é o processo em que a fermentação alcoólica dos mostos, é sempre feita na presença das partes sólidas obtidas (películas, grainhas e eventualmente os engaços), para assim ocorrer a dissolução no mosto da matéria corante, taninos e compostos aromáticos contidos nas referidas partes sólidas e, em particular na...
Terroir
Em francês, terroir refere-se a uma extensão limitada de terra considerada do ponto de vista da sua aptidão à agricultura e, particularmente, à produção vitivinícola.
Délestage
Na produção de vinho esta operação consiste em esvaziar uma cuba de uvas maceradas da sua fase líquida durante a fermentação, separando-as da sua fase sólida, ou seja, da película do fruto.
Nico Velo
São basicamente tanques em concreto, cimento com características excepcionais para a fermentação e produção de vinho.
Tinaja
O uso mais tradicional para a tinaja de barro é a de água ou vinho. Graças à sua estrutura porosa, permite tal como nas ânforas, que o vinho oxide a uma velocidade lenta mas constante de forma a intensificar mais aromas e sabores.
Ânfora
São recipientes de barro que servem para a fermentação das uvas. Este processo remota à Roma antiga e aos Cartagineses. Trata-se de uma técnica para produzir vinhos mais naturais que geralmente é utilizada numa primeira fase do processo.
